Inicial Notícias Mundo Mangkhut enfraquece após deixar território filipino

Mangkhut enfraquece após deixar território filipino

4 min read
Comentários desativados em Mangkhut enfraquece após deixar território filipino
0
2,687

O tufão Mangkhut, o mais poderoso que atingiu as Filipinas nos últimos cinco anos, enfraqueceu ligeiramente depois de passar pelo norte do país com ventos de 170 km/h e rajadas de até 260 km/h, sem que se tenha informações de vítimas.

Às 10h (hora local), o olho do tufão encontrava-se a 30 km do litoral noroeste das Filipinas, de onde deve sair na tarde deste sábado (15), de acordo com o último boletim da agência de serviços meteorológicos do país, Pagasa.

Com categoria 5, Mangkhut entrou no território filipino à 1h40 de hoje (horário local; 14h40 de sexta-feira, 14, em Brasília) e chegou a rajadas de vento de até 305 km/h em sua passagem pelo norte da ilha de Luzon, no extremo norte das Filipinas.

A tempestade diminuiu sua velocidade e se desloca a 25 km/h em direção ao sul da China.

A Pagasa rebaixou o alerta e já não há nenhuma província do norte de Luzon no nível 4 (de um total de 5), embora nesta região os ventos entre 120 km/h e 170 km/h possam ser registrados nas próximas 18 horas.

Durante sua passagem por essas regiões, Mangkhut – que nas Filipinas é chamado de Ompong -, causou ventos de até 220 km/h, fortes chuvas, inundações e ondas de até seis metros.

Em todas as regiões atingidas pelo tufão, mais de 50 mil pessoas deixaram suas casas, embora seus efeitos afetaram mais de 5,2 milhões de filipinos que vivem em um raio de 125 km da trajetória de Mangkhut, segundo os dados Conselho Nacional de Gestão de Redução de Riscos de Desastres das Filipinas (NDRRMC, sigla em inglês).

O NDRRMC alertou que a força destruidora de Mangkhut pode ser semelhante à de Haiyan, um supertufão que deixou mais de 7 mil entre mortos e desaparecidos e 16 milhões de afetados em novembro de 2013.

No entanto, a área onde Mangkhut passou é menos densamente povoada e se encontra protegida por montanhas que amortecem o impacto do tufão.

O governo das Filipinas afirmou estar preparado para que o tufão passe pelo país sem deixar vítimas e mobilizaram US$ 30 milhões para uma resposta emergencial ao Mangkhut.

A Cruz Vermelha estima que o número de afetados pelo tufão será de 10 milhões. A diferença no cálculo é que a organização humanitária leva em consideração as pessoas que vivem da agricultura na região de Luzon e as perdas que elas sofrerão devido à passagem do Mangkhut pelas plantações.

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rodrigo Aires
Load More In Mundo
Comments are closed.

Veja também

Filme: Thor: Amor e Trovão

“Thor: Amor e Trovão”, da Marvel Studios, encontra o Deus do Trovão numa jornada diferente…