Inicial Notícias Secretaria Estadual de Saúde lança campanha de prevenção da Toxoplasmose

Secretaria Estadual de Saúde lança campanha de prevenção da Toxoplasmose

3 min read
Comentários desativados em Secretaria Estadual de Saúde lança campanha de prevenção da Toxoplasmose
0
274

A Secretaria da Saúde lançou, nesta quarta-feira (29), uma campanha para reforçar a mobilização da população de Santa Maria em relação às ações de prevenção da toxoplasmose, como beber água fervida, evitar a ingestão de carnes cruas ou mal passadas, higienizar as hortaliças e limpar as caixas d’água.

Na campanha, será veiculada uma peça de rádio nas emissoras AM e FM da cidade. A partir de setembro, a campanha também prevê a distribuição de um impresso com o passo a passo de como agir corretamente na limpeza dos reservatórios de água privativos. Esse material será distribuído em todo o estado via Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).

Santa Maria registra casos de toxoplasmose desde o início de abril, com queda significativa dos registros nos meses de julho e agosto. O trabalho em conjunto entre o município, Estado e governo federal aponta para indícios de contaminação pela água e hortaliças.

“Mesmo com a situação sob controle, todas as medidas de prevenção devem continuar vigorando, incluindo a limpeza das caixas d’água”, ressalta Marilina Bercini, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

A limpeza deve ser feita regularmente, no mínimo uma vez por ano, mas é recomendada a cada seis meses. Para prédios coletivos deve ser contratada uma empresa de limpeza e desinfecção de reservatórios de água potável com alvará da Secretaria Municipal de Saúde, conforme legislação estadual ou municipal. Ao fim da limpeza, é preciso fechar bem a tampa do reservatório, porque isso também evita a proliferação de vetores de outras doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.

 

 

 

 

Fonte: Governo do Estado do RS

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rodrigo Aires
Load More In Notícias
Comments are closed.

Veja também

Incêndio destrói histórico vagão na Gare

Ainda não há informações mais precisas sobre causa. O fato é que um vagão histórico estaci…