Inicial Notícias Hospital Regional de Santa Maria é inaugurado, e atendimentos iniciam na próxima segunda-feira

Hospital Regional de Santa Maria é inaugurado, e atendimentos iniciam na próxima segunda-feira

7 min read
Comentários desativados em Hospital Regional de Santa Maria é inaugurado, e atendimentos iniciam na próxima segunda-feira
0
1,155

A abertura do Hospital Regional de Santa Maria, um sonho antigo da comunidade da região, agora é realidade. A inauguração do complexo hospitalar ocorreu na manhã desta sexta-feira (06) e parte dos atendimentos inicia já na segunda-feira (09).

O Ambulatório de Especialidades em doenças crônicas será o primeiro espaço a funcionar. O local focará no atendimento de hipertensos e diabéticos, e contará com equipe multiprofissional e diferentes especialidades.

A solenidade de inauguração contou com a participação de diferentes autoridades, entre elas, o prefeito Jorge Pozzobom; o governador do Estado, José Ivo Sartori; o secretário de Saúde do Estado, Francisco Paz; o ex-prefeito de Santa Maria e atual secretário de Segurança do Estado, Cezar Schirmer; e o deputado federal Osmar Terra. Na ocasião, as autoridades destacaram o papel fundamental da Família Schons, que doou o terreno para a construção do hospital, bem como os engenheiros envolvidos no projeto da obra.

Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom destacou a longa trajetória de luta pela abertura do hospital, cujo projeto de construção iniciou em 2003. O chefe do Executivo Municipal enfatizou o comprometimento da Prefeitura que, entre outras ações, viabilizou a pavimentação das ruas do entorno do hospital.

“Hoje é um dia de simbolismo, em que o otimismo superou o pessimismo. Muitos não quiseram o Regional de Santa Maria, mas todos que estão aqui, hoje, são a favor deste hospital. Ele é um sonho de muitas pessoas, há muitos anos. E como diria Raul Seixas, sonho que se sonha só é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto é realidade. E, hoje, o Hospital Regional é realidade em Santa Maria”, enfatizou o prefeito Pozzobom.

REFERÊNCIA PARA SANTA MARIA E REGIÃO

Na inauguração, o governador José Ivo Sartori e o secretário Francisco Paz destacaram a importância do hospital para o Município e para a região, bem como o apoio da Prefeitura para viabilizar a abertura do local.

“Com o tempo, o Hospital Regional será referência não apenas para Santa Maria e Região, mas para todo o Estado. Ele começará a operar segunda pois tivemos a capacidade de preparar o terreno, buscar a instituição que fará a administração, tudo com muita seriedade, responsabilidade e calma. Hoje, celebramos uma conquista da comunidade regional”, destacou o governador Sartori.

“Hoje, damos o primeiro passo na abertura do Hospital Regional. Teremos aqui um grupo de especialistas voltados a garantir a integralidade e a continuidade do tratamento de todos os pacientes acompanhados pela Rede de Atenção Básica da 4ª Região. Nosso objetivo é que o sistema funcione como uma Rede de Atenção à Saúde, com atendimento integral, continuado e sistemático à população. O hospital será um grande equipamento para o SUS da Região e do Estado”, complementou o secretário Francisco Paz, destacando que, aos poucos, o Hospital Regional abrirá novos serviços, como o Ambulatório de Reabilitação.

META É ATENDER MAIS DE CINCO MIL PESSOAS NO PRIMEIRO ANO

O Regional funcionará como referência regional e estadual, atendendo às demandas da 4ª Coordenaria de Saúde (4ª CRS), que abrange 32 municípios e cerca de 500 mil pessoas. A previsão é que mais de cinco mil pessoas sejam atendidas no primeiro ano de funcionamento. O acesso dos pacientes será feito a partir de cadastros e atendimetnos nas Unidades Básicas de Saúde. A área total do hospital é de 20 mil metros quadrados, e o custo da obra foi de cerca de R$ 70 milhões.

“Foram 15 anos para chegar nesse momento. Foram 15 anos de incompreensão política, de pensar pequeno. Mesmo na dificuldade, nunca devemos perder o rumo, principalmente quando é um objetivo tão grandioso como esse, de ter um hospital dessa estrutura, que vai atender uma população tão necessitada como a da região central do estado”, ressaltou o deputado Osmar Terra.

Também participaram da solenidade, o diretor-presidente da Fundação Universitária de Cardiologia (que fará a gestão do Hospital), Marne de Freitas Gomes; o vice-prefieto Sergio Cechin; o secretários do Governo Municipal; e outras autoridades civil, políticas e militares.

Fonte: Superintendência de Comunicação Prefeitura Municipal de Santa Maria

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rodrigo Aires
Load More In Notícias
Comments are closed.

Veja também

Tips On How To Write An A+ Essay With Out Plagiarising

No matter what the topic of the job, we’ll deal with every little thing as rapidly a…