Inicial Notícias Servidores da Prefeitura participam de capacitação com temas relacionados à atuação da Defesa Civil

Servidores da Prefeitura participam de capacitação com temas relacionados à atuação da Defesa Civil

6 min read
Comentários desativados em Servidores da Prefeitura participam de capacitação com temas relacionados à atuação da Defesa Civil
0
1,287

Buscando otimizar a resposta aos diferentes tipos de desastres – sejam naturais ou provocados pelo homem – que, cotidianamente, afetam as cidades, a Prefeitura de Santa Maria promove, durante esta terça-feira (17), a “Primeira Jornada de Capacitação Interna em Desastres e Defesa Civil”. O evento é voltado aos servidores do Município e tem a intenção de capacitar esses profissionais para o atendimento a ocorrências de eventos diversos, no socorro e na assistência a famílias atingidas.

A capacitação ocorre no auditório da SUCV e contará, ao longo do dia, com palestras e explanações de membros da Defesa Civil Municipal e Estadual, representantes da Cruz Vermelha Brasileira de Santa Maria e da Organização Internacional de Emergências Terrestres, Aéreas e Marítimas do Brasil (OIDETAN Brasil). Entre os assuntos a serem abordados, estão questões relacionadas ao sistema da Defesa Civil Nacional, suporte básico de vida, prevenção e combate a incêndio, panorama de eventos adversos, entre outros temas.

Durante esta manhã, os participantes acompanharam a mesa de abertura do evento. Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom ressaltou o trabalho que o Governo vem desenvolvendo, desde o início do ano, para prevenir ocorrências relacionadas a eventos climáticos no Município, como a criação do Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres (NAP-Desastres), o levantamento dos pontos de alagamentos na cidade e as intervenções já realizadas, o trabalho conjunto da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Brigada Militar para o enfrentamento de ocorrências, entre outras. Citando exemplos de problemas enfrentados no Município e em cidades vizinhas relacionados às condições climáticas, Pozzobom também destacou a importância de capacitar os servidores, como forma de garantir uma resposta rápida à comunidade.

“Chuva, vento, alagamento, granizo têm todo o ano. Se já sabemos que vai acontecer, então, o mínimo que podemos fazer, é estarmos prevenidos. Não podemos esperar que aconteça”, enfatizou o prefeito, que também detalhou as ações já programadas pelo Governo para serem executadas na área, como a previsão de orçamento para a Defesa Civil e a criação – a partir da renovação do contrato com a Corsan – de um Fundo Municipal de Saneamento que garantirá aporte de recursos para investimentos na drenagem de arroios.

A jornada de capacitação é organizada pela Casa Civil, gabinete do vice-prefeito, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e OIDETAN e garantirá certificado de participação aos servidores que comparecem à atividade.

“Essa capacitação, sem dúvidas, irá resultar em muitos frutos para o Município, pois este é um assunto que nos preocupa e para o qual devemos ficar atentos para sabermos como agir”, destacou o vice-prefeito Sergio Cechin.

“A Defesa Civil só terá sucesso nas suas ações se tivermos o envolvimento dos demais órgãos. Precisamos trabalhar a prevenção, a preparação e o enfretamento de desastres para que possamos atender da melhor maneira a nossa comunidade”, ressaltou o superintendente da Defesa Civil Municipal, Tavores Fernandes de Oliveira.

Também participaram da mesa de abertura da capacitação, o coordenador regional da Defesa Civil, major Gerson Freitas Marques e o presidente da Cruz Vermelha local, Ronimar Costa dos Santos.

Fonte: Superintendência de Comunicação PMSM

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rodrigo Aires
Load More In Notícias
Comments are closed.

Veja também

Polícia Civil deflagra Operação Poseidon no combate ao crime de homicídio em Cidreira

Nesta terça-feira (30/4), a Polícia Civil, através da 6° Delegacia de Polícia de Homicídio…