Inicial Notícias Santa Maria Pela oitava vez no ano, Pronto-Socorro do Hospital Universitário está superlotado

Pela oitava vez no ano, Pronto-Socorro do Hospital Universitário está superlotado

3 min read
0
0
81

O Pronto-Socorro (PS) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) “fechou” as portas mais uma vez. O quadro de superlotação é uma situação que se repete há anos e, em 2017, chegou à oitava vez. Até as 18h de ontem, havia 68 pacientes no local onde a capacidade é para 42 – sendo 23 em leitos e 19 em macas. Mas 45 pessoas estavam em macas improvisadas no corredor.

A direção do hospital comunicou a situação à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e às prefeituras da região para que não enviem pacientes. Apenas urgências e emergências estão sendo atendidas. Nos casos mais simples, os pacientes são orientados a procurar os pronto-atendimentos, que funcionam 24h, ou as unidades básicas de saúde.

No PS do Husm, são prestados atendimentos nas áreas da traumatologia e oncologia, entre outras demandas. Mais de 50 profissionais – entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas – prestam atendimento à população. O chefe de Gestão de Cuidados do hospital, Salvador Penteado, não esconde a insatisfação.

– Parece que está muito cômodo para os gestores estaduais. Todo mundo está lavando as mãos, e o Husm que resolva o problema. Os profissionais nunca deixaram de atender, sempre fazem o melhor possível, mas eles também são humanos. Desde sexta-feira, estamos trabalhando com cerca de 75 pacientes no pronto-socorro, assim que dá, vamos dando alta– ressalta Penteado.

Enquanto isso, Penteado salienta que o Hospital Regional de Santa Maria, que foi entregue em setembro do ano passado, segue com as portas fechadas. Para ele, a situação está assim por falta de vontade política.

O Husm recebe pacientes de Santa Maria e de mais 44 municípios da região por ser referência em serviços de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2016, a unidade “fechou” as portas por 12 vezes. 

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rodrigo Aires
Load More In Santa Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Menino que foi atropelado precisa de doações de sangue

Um menino de 7 anos que foi atropelado na noite da última quarta-feira, no Bairro Divina P…