Inicial Notícias Secretaria de Educação realiza a II Confraria de Liderança da Educação de Jovens e Adultos (Conleja)

Secretaria de Educação realiza a II Confraria de Liderança da Educação de Jovens e Adultos (Conleja)

5 min read
Comentários desativados em Secretaria de Educação realiza a II Confraria de Liderança da Educação de Jovens e Adultos (Conleja)
0
1,264

Santa Maria tem 12 escolas na Rede Municipal que ofertam turma na EJA. Pelo menos 670 alunos são atendidos

Com o objetivo de formar lideranças, capacitando os estudantes como disseminadores de ações positivas dentro do contexto escolar, a Secretaria de Educação realizou, na tarde de segunda-feira (10), a II Confraria de Lideranças da Educação de Jovens e Adultos (Conleja). A partir da temática Identidade, os mais de 50 alunos da EJA – que fazem parte da Confraria – aprenderam sobre liderança, planejamento de ações e estratégias com intenção de melhorar o ambiente escolar, entre outros assuntos. O encontro ocorreu no prédio da SUCV.

Santa Maria tem 12 escolas na Rede Municipal que ofertam turmas na EJA. Ao todo, 670 alunos, com idades que variam de 15 a 75 anos, são atendidos no Município por 110 professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos.

De acordo com a coordenadora da EJA, da Secretaria de Educação, Cláudia Bassoaldo, as formações, que são teóricas e práticas, têm o objetivo de fazer com que os alunos reflitam sobre o ambiente escolar, aplicando na escola o que aprendem nos encontros e, ainda, tragam o retorno do que propuseram nas suas respectivas instituições.

“Buscamos que estes alunos lideres repassem às escolas os ensinamentos. Explicamos a importância deles, sendo eles, muitas vezes, os braços direitos dos professores e diretores, porque são ouvidos pela comunidade escolar”, explicou Cláudia.

Conforme a coordenadora, a Confraria é entendida como um conjunto de pessoas que têm interesses e objetivos comuns, neste caso, a Educação. Algumas das atribuições do Conleja, repassadas aos participantes, é que eles se tornem disseminadores de ações positivas, empreendedoras e cooperativas, além de propor ações que contribuam para minimizar os índices de evasão na EJA. Também é atribuição deles, sensibilizar para que os colegas participem das atividades da escola.

Segundo a coordenação do Conleja, outros cinco encontros estão previstos no cronograma, um a cada mês, com propostas diferentes. Como atividade do último encontro, os participantes do Conleja foram desafiados a promover um momento com os colegas, para que estes possam expressar suas expectativas, desejos e objetivos a partir da EJA. Os resultados serão apresentados no dia 07 de agosto, data do III encontro.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

As matriculas para a EJA podem ser realizadas durante todo o ano. Basta procurar uma das escolas que ofertam turmas.

ESCOLAS QUE OFERECEM TURMAS NA EJA

EMEF João da Maia Braga

EMEF Diácono João Luiz Pozzobon

EMEF Adelmo Simas Genro

EMEF Júlio do Canto

EMEF Pinheiro Machado

EMEF Reverendo Alfredo Winderlich

EMEF Irmão Quintino

EMEF Duque de Caxias

EMEF CAIC Luizinho De Grandi

EMEF Dom Luiz Victor Sartori

EMEF Lidovino Fanton

Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI)

Fonte: PMSM

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rodrigo Aires
Load More In Notícias
Comments are closed.

Veja também

Filme: Thor: Amor e Trovão

“Thor: Amor e Trovão”, da Marvel Studios, encontra o Deus do Trovão numa jornada diferente…