Inicial Notícias Comunidade Gestantes atendidas pela ESF Roberto Binato recebem álbum fotográfico do ensaio da gestação

Gestantes atendidas pela ESF Roberto Binato recebem álbum fotográfico do ensaio da gestação

7 min read
Comentários desativados em Gestantes atendidas pela ESF Roberto Binato recebem álbum fotográfico do ensaio da gestação
0
1,386

Trio que ganhou o presente havia participado do 1º Fotoencontro do Grupo de Gestantes da Unidade de Saúde

Para três gestantes que são atendidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato, no Bairro Juscelino Kubitschek, os momentos mais especiais da gestação estão eternizados nas páginas de um lindo álbum de fotografias. O trio recebeu o álbum com os registros nesta quinta-feira (13), que é fruto do ensaio fotográfico que elas participaram no início do mês de maio, durante o 1º Fotoencontro do Grupo de Gestantes da Unidade de Saúde, criado em 2015 e do qual participam cerca de 20 mulheres atualmente.

A sessão de fotos foi viabilizada por meio de uma parceria da equipe de saúde da ESF e da fotógrafa Izabel Mello, que trabalha com fotos de bebês e gestantes. As mamães, que realizaram books individuais, foram maquiadas para as fotos e puderam escolher looks e acessórios para compor o visual. Nesta quinta-feira, elas receberam as fotografias, que foram impressas e dispostas em um álbum.

Foto: Divulgação/Prefeitura

“Eu amei as fotos, ficaram lindas. É uma recordação que vai ficar para a vida inteira, eu fiquei emocionada”, contou Agda Reis, 20 anos, que está no 5º mês da gestação de Pietro.

“No dia das fotos já tinha sido muito lindo, não tem como a gente não se emocionar. É uma recordação que talvez eu não fosse ter se não fosse essa oportunidade do posto”, complementou Katielli Fontoura, 22 anos, que também está no 5º mês da gravidez, mas ainda não sabe o sexo do bebê.

Além de Agda e Katielli, Karoline Pereira da Costa, 22 anos, também foi uma das fotografadas. Na época do ensaio, Karoline estava no 8º mês de gestação, ansiosa pela chegada do filho. Para ela, o encontro desta quinta foi ainda mais especial: além de receber a recordação da gestação, ela já carregava, nos braços, o pequeno Leonardo, de apenas 28 dias.

“A vida de mãe é maravilhosa, apesar de ser bastante difícil esse início, pois a gente se doa completamente, cada dia é uma descoberta nova. Não tem explicação o que a gente sente. E hoje é um dia especial, por poder ver as fotografias. Não esperava essa atitude vinda de um Unidade de Saúde, de dar um presente maravilhoso desses para a gente. Só posso agradecer à equipe, que sempre acompanhou a gravidez e que segue agora que eu estou com meu filho”, contou Karoline.

O encontro desta quinta foi realizado na Unidade de Saúde, durante a tarde. No momento da entrega dos álbuns, as gestantes participaram de um chá da tarde, oferecido pelas profissionais de Saúde da ESF, e acompanharam uma apresentação musical de um morador da comunidade. Conforme uma das enfermeiras responsáveis pela unidade, Bruna Skrebsky, a intenção com a reunião do grupo e o Fotoencontro é promover uma aproximação entre a comunidade e a ESF, de forma a humanizar o relacionamento entre profissionais e a população.

“Nossa intenção com essas atividades é fortalecer esse vínculo com as gestantes, trazer elas para dentro da unidade em momentos diferentes, não apenas na consulta. Queremos demonstrar para a comunidade o trabalho que a gente realiza aqui, além de repassar orientações e promover a troca de experiências entre elas”.

A ação desta quinta contemplou o encontro quinzenal que é realizado pelo Grupo de Gestantes. Na oportunidade, as integrantes acompanharam uma exibição de slides sobre o funcionamento da ESF e o que a Unidade de Saúde oferece à comunidade na relação com a gestação, como o acolhimento, o pré-natal, os testes e vacinas, entre outras ações. Um total de 10 gestantes participaram do encontro. O grupo de gestantes conta com o trabalho três agentes de saúde, duas enfermeiras, duas técnicas em enfermagem, uma residente e a secretária da ESF.

Fonte: PMSM

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rodrigo Aires
Load More In Comunidade
Comments are closed.

Veja também

Filme: Thor: Amor e Trovão

“Thor: Amor e Trovão”, da Marvel Studios, encontra o Deus do Trovão numa jornada diferente…