Inicial Notícias Comunidade ESF Santos e escola da Urlândia promovem ação integrada no sábado passado

ESF Santos e escola da Urlândia promovem ação integrada no sábado passado

5 min read
0
0
258

Atividade ofereceu serviços de saúde e orientações sobre qualidade de vida para as famílias da região

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Reverendo Alfredo Winderlich abriu suas portas na manhã de sábado (08) para a realização de uma atividade integrada com a Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Santos. A inciativa, desenvolvida pela Prefeitura de Santa Maria, ofereceu à comunidade escolar do Bairro Urlândia e da Vila Santos uma série de serviços de prevenção e conscientização sobre saúde, higiene e qualidade de vida, além de atividades lúdicas e brincadeiras.

O prefeito e secretário de Saúde, Jorge Pozzobom, foi conferir de perto a ação promovida através da parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde.

“É uma iniciativa louvável, pois a exemplo do que acontece nas edições do Sorria Santa Maria, vemos a dedicação dos servidores que estão saindo de seus ambientes de trabalho e se aproximando da população. A ideia é ampliarmos esta ação integrada entre a Educação e Saúde para outras regiões da cidade”, afirmou Pozzobom.

De acordo com a diretora da escola, Elenara Oliveira da Silva, a aproximação entre a instituição de ensino e a unidade de saúde foi a maneira encontrada para fazer com que a informação e o conhecimento chegassem até as famílias.

Foto: Divulgação/Saúde

“Percebemos que muitas vezes as pessoas evitam procurar a ESF porque acham que a gente só deve ir até lá quando estamos doentes. Então, resolvemos realizar esta ação integrada aqui na escola para que o trabalho desenvolvido pelos profissionais de Saúde pudesse chegar até as famílias de uma forma mais leve e lúdica”, explicou a diretora.

A opinião de Elenara é compartilhada pela enfermeira Caren Fabiana Alves, integrante da equipe da ESF Santos.

“Nosso objetivo aqui é a promoção da saúde. Por isso, estamos investindo na prevenção, na informação, nos materiais educativos, além de oferecer serviços que podem prevenir problemas futuros de saúde”, comentou a profissional.

A equipe da ESF Santos ofereceu serviços como verificação de pressão arterial e do índice de glicose. Também foram distribuídos xampus para pediculose, produzidos pelas agentes de saúde do bairro, de forma natural e sem produtos químicos.

A ESF Santos atende cerca de 6 mil pessoas em sua área de abrangência. Já a EMEF Reverendo Alfredo Winderlich tem 400 alunos matriculados. Além das orientações de saúde, a atividade na instituição teve jogos, brincadeiras, brechó e galeto para que as famílias pudessem comprar e levar para casa.

Fonte: PMSM

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rodrigo Aires
Load More In Comunidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Menino que foi atropelado precisa de doações de sangue

Um menino de 7 anos que foi atropelado na noite da última quarta-feira, no Bairro Divina P…