Inicial Notícias Em função dos dias de frio, Casa de Passagem intensifica os serviços em Santa Maria

Em função dos dias de frio, Casa de Passagem intensifica os serviços em Santa Maria

6 min read
Comentários desativados em Em função dos dias de frio, Casa de Passagem intensifica os serviços em Santa Maria
0
1,166

Local disponibiliza 50 vagas e oferece acolhimento, refeição e acomodação para pouso de forma gratuita na cidade

Os dias de frio e de temperaturas negativas em Santa Maria intensificaram o trabalho desenvolvido pela equipe da Casa de Passagem para Adultos – Pousada Acolher. Desde domingo (16), os profissionais que atuam no local aumentaram as diligências pelo Município para garantir que ninguém passe a noite na rua.

A Casa de Passagem, que está localizada na Rua 7 de Setembro, disponibiliza 50 vagas para a comunidade, entre homens e mulheres maiores de 18 anos. Com o frio dos últimos dias, a procura cresceu no local. Nesta quarta-feira (19), 28 pessoas ocupavam vagas na pousada, que oferece, de forma gratuita, todas as refeições (café, almoço e janta), acesso a banho e pouso, roupas de inverno, cobertores, além de promover trabalhos em grupo, por meio de uma psicóloga, entre as pessoas instaladas no local.

“Esse é um serviço que é de extrema importância para a população que está em situação de rua na cidade e que acaba sofrendo com o frio e as baixas temperaturas. O local conta com uma equipe, que faz a abordagem das pessoas que são encontradas na rua, para que elas acessem a Casa de Passagem. Muitas vezes, essas pessoas têm certa resistência em querer sair do ambiente das ruas, mas elas precisam entender que existe esse espaço, que oferece abrigo, pouso, refeição e aconchego para eles”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social do Município, João Chaves.

Hoje, não existem moradores de rua em Santa Maria, mas pessoas que vivem em situação de rua pelos mais diversos motivos. A Casa de Passagem atualmente conta com o trabalho da coordenação, de uma psicóloga, uma enfermeira, duas assistentes sociais, seis cuidadores, além de estagiários e equipe de cozinha, faxina, lavandeira e motorista. Conforme a coordenadora da Casa de Passagem, Ana Carla Goulart, uma equipe do local realiza diligências pelas ruas da cidade, até as 22h, para verificar se há pessoas na rua e acolher essa população. Na terça-feira (18), os profissionais realizaram esse trabalho – que será repetido nesta quarta – nos bairros Tancredo Neves, Urlândia e Centro, mas ninguém foi encontrado.

Além do trabalho de acolhimento da Casa de Passagem, quem necessitar, pode procurar o local por livre demanda ou, ainda, se a comunidade se deparar com alguém em situação de rua, também pode solicitar o serviço (veja os contatos abaixo), que funciona 24 horas. Conforme Ana Carla, equipes da Guarda Municipal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Brigada Militar e da Policia Civil, ao encontrarem pessoas nessas situações, também costumam encaminhá-las para o local.

De acordo com a coordenadora, além dos serviços disponibilizados, a Casa de Passagem também realiza o encaminhamento, se necessário, das pessoas que acessam ao local para tratamento de Saúde, confecção de documentos, entre outros. As pessoas que procuram o local podem ficar até seis meses na Casa de Passagem.


SERVIÇO

Casa de Passagem para Adultos – Pousada Acolher

Rua 7 de Setembro, 806, Bairro Perpétuo Socorro

(55) 3015-1518 ou (55) 99999-9708

A Casa de Passagem funciona 24 horas por dia. A coordenação orienta que as pessoas que pretendem acessar o local apresentem um documento de identificação ou um Boletim de Ocorrência para o caso de perda do documento.

Fonte: Mariana Fontana/PMSM

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rodrigo Aires
Load More In Notícias
Comments are closed.

Veja também

Tips On How To Write An A+ Essay With Out Plagiarising

No matter what the topic of the job, we’ll deal with every little thing as rapidly a…