Inicial Notícias Brasil Marco Aurélio nega pedido de Aécio para ser julgado no plenário e não na turma

Marco Aurélio nega pedido de Aécio para ser julgado no plenário e não na turma

4 min read
Comentários desativados em Marco Aurélio nega pedido de Aécio para ser julgado no plenário e não na turma
0
1,427

ministro Marco Aurélio Mello rejeitou enviar para o plenário do Supremo Tribunal Federal o julgamento do pedido de prisão do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), formulado pela procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Nesta sexta (16), o advogado de Aécio, Alberto Toron, enviou ofício a Marco Aurélio reivindicando o julgamento do pedido pelo plenário e não pela Primeira Turma do tribunal.
O julgamento do pedido de prisão e o recurso de Aécio contra o afastamento do mandato estão na pauta da sessão da próxima terça-feira (20) da Primeira Turma. Nesta semana, por 3 votos a 2, a turma negou pedido de liberdade para Andrea Neves, irmã do senador.
No ofício, o advogado Alberto Toron argumentou que o pedido de prisão é questão “da mais alta relevância e gravidade” e que, por isso, deveria ser remetido ao plenário da Corte.
“O desfecho desfavorável a uma das defesas é insuficiente ao deslocamento [para o plenário]”, escreveu Marco Aurélio em sua decisão.
Marco Aurélio Mello também negou outro pedido da defesa, de mais dez dias para apresentar a defesa do senador afastado na análise do pedido de prisão.
O advogado que defende o tucano sustentou que a PGR incluiu um fato novo quando reiterou o pedido de prisão, que já tinha sido negado uma vez. Na segunda vez, Janot anexou uma foto na qual Aécio aparece reunido com senadores aliados discutindo a pauta do Congresso quando já estava afastado do mandato parlamentar.
Na decisão, Marco Aurélio afirmou que o fato novo apontado pela defesa poderá ser contestado no processo, o que, segundo ele, atende ao princípio da ampla defesa.
Aécio Neves já foi denunciado pela PGR ao Supremo pelos crimes de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Desde o mês passado, ele está afastado do mandato por decisão do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo. Além do pedido de prisão, há previsão de a turma analisar também um pedido da defesa de Aécio para que ele retorne ao exercício do mandato.

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rádio Caraí
Load More In Brasil
Comments are closed.

Veja também

5ª Mateada – Fotos

5ª Mateada – Fotos …