Inicial Notícias Entidades fazem ação para promover a cultura da paz no Bairro Nova Santa Marta

Entidades fazem ação para promover a cultura da paz no Bairro Nova Santa Marta

6 min read
Comentários desativados em Entidades fazem ação para promover a cultura da paz no Bairro Nova Santa Marta
0
446

Uma mobilização pela cultura da paz e pela vida. Assim, a presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Neusa Lemos, definiu a ação realizada no Bairro Nova Santa Marta, região oeste de Santa Maria, na tarde desta quinta-feira. A ideia foi fazer uma espécie de acolhimento e mostrar à população que existem entidades e serviços para ajudá-la no combate ao uso de álcool e das drogas. Nesse sentido, houve distribuição de materiais informativos sobre prevenção e sobre onde buscar assistência.

 

As quatro escolas públicas da região foram convidadas _ as municipais Sinos de Belém e Adelmo Simas Genro e as estaduais Santa Marta e Augusto Ruschi. Essa última está localizada na Cohab Santa Marta, no bairro vizinho, o Juscelino Kubitschek.

Para a vice-diretora geral da Escola Estadual Santa Marta, Maria Helena da Rosa Rodrigues, “a ação é um alerta para os alunos”, mesmo aos que já fazem uso de entorpecentes, e também para os pais dos estudantes que ainda são crianças. Por isso, a escola levou para as atividades os alunos do 6º e do 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio e convidou os pais dos alunos a participarem.

Foi em frente a essa escola que o estudante Gabriel Silveira, 14 anos, foi assassinado em 10 de abril deste ano. Mesmo não tendo relação com o tráfico – a motivação foi passional –, o caso é um exemplo recente de como a violência está inserida na vida da comunidade e de como são bem-vindas todas as ações de pacificação.

– Acho interessante. Peguei um panfleto que diz “Adote seu filho antes que um traficante o faça”. Mas (a ação) não deve acontecer só nas vilas, porque (violência e consumo de drogas) existe em todos os lugares. Tenho amigos que usam (drogas), como teria se morasse em outro local da cidade – disse Daniel de Mattos, 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio da escola e que participou da atividade.

A iniciativa, prevista inicialmente para ocorrer o dia inteiro, acabou acontecendo à tarde na área verde que fica em frente à Escola Municipal de Educação Infantil Sinos de Belém, na Avenida Malmann Filho. Pela manhã, equipes da Sulclean, prestadora de serviço da prefeitura, fizeram o corte de grama e a limpeza do local.

O Nova Santa Marta foi escolhido, segundo o Comen, por ser o bairro com maior incidência de casos de violência envolvendo o uso de álcool e drogas na cidade. Além disso, o objetivo foi proporcionar à comunidade um tipo de ação relacionada ao atendimento de ocorrências de combate ao uso de drogas, porém, diferente e oposta à da repressão, a qual eles estão acostumados a presenciar no dia a dia. Hoje, a mesma ação será realizada à tarde na Praça Saldanha Marinho, no Centro.

A Brigada Militar, que tem cadeira no Comen, também foi convidada a participar. A Patrulha Escolar do 2º Esquadrão, do 1º Regimento de Polícia Montada da BM, foi ao local. É essa viatura que, atualmente, faz o transporte dos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da BM até as 26 instituições de ensino da cidade que têm aulas do projeto, já que o carro do Proerd está estragado. Desse total, duas escolas ficam no Bairro Nova Santa Marta, a Adelmo Simas Genro e a Santa Marta. As aulas são ministradas para alunos do 5º ano.

Onde procurar ajuda
Comen
– Rua Euclides da Cunha, 1.875
– (55) 3226-1538

Sede do programa Crack, é Preciso Vencer
– Rua Venâncio Aires, 1934
– (55) 3921 7212

Fonte Diário de Santa Maria

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rodrigo Aires
Load More In Notícias
Comments are closed.

Veja também

Incêndio destrói casa no Bairro Lorenzi

Uma casa foi destruída por um incêndio no Bairro Lorenzi, na noite desta terça-feira. O Co…