Inicial Notícias Entidades fazem ação para promover a cultura da paz no Bairro Nova Santa Marta

Entidades fazem ação para promover a cultura da paz no Bairro Nova Santa Marta

6 min read
Comentários desativados em Entidades fazem ação para promover a cultura da paz no Bairro Nova Santa Marta
0
1,355

Uma mobilização pela cultura da paz e pela vida. Assim, a presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Neusa Lemos, definiu a ação realizada no Bairro Nova Santa Marta, região oeste de Santa Maria, na tarde desta quinta-feira. A ideia foi fazer uma espécie de acolhimento e mostrar à população que existem entidades e serviços para ajudá-la no combate ao uso de álcool e das drogas. Nesse sentido, houve distribuição de materiais informativos sobre prevenção e sobre onde buscar assistência.

 

As quatro escolas públicas da região foram convidadas _ as municipais Sinos de Belém e Adelmo Simas Genro e as estaduais Santa Marta e Augusto Ruschi. Essa última está localizada na Cohab Santa Marta, no bairro vizinho, o Juscelino Kubitschek.

Para a vice-diretora geral da Escola Estadual Santa Marta, Maria Helena da Rosa Rodrigues, “a ação é um alerta para os alunos”, mesmo aos que já fazem uso de entorpecentes, e também para os pais dos estudantes que ainda são crianças. Por isso, a escola levou para as atividades os alunos do 6º e do 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio e convidou os pais dos alunos a participarem.

Foi em frente a essa escola que o estudante Gabriel Silveira, 14 anos, foi assassinado em 10 de abril deste ano. Mesmo não tendo relação com o tráfico – a motivação foi passional –, o caso é um exemplo recente de como a violência está inserida na vida da comunidade e de como são bem-vindas todas as ações de pacificação.

– Acho interessante. Peguei um panfleto que diz “Adote seu filho antes que um traficante o faça”. Mas (a ação) não deve acontecer só nas vilas, porque (violência e consumo de drogas) existe em todos os lugares. Tenho amigos que usam (drogas), como teria se morasse em outro local da cidade – disse Daniel de Mattos, 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio da escola e que participou da atividade.

A iniciativa, prevista inicialmente para ocorrer o dia inteiro, acabou acontecendo à tarde na área verde que fica em frente à Escola Municipal de Educação Infantil Sinos de Belém, na Avenida Malmann Filho. Pela manhã, equipes da Sulclean, prestadora de serviço da prefeitura, fizeram o corte de grama e a limpeza do local.

O Nova Santa Marta foi escolhido, segundo o Comen, por ser o bairro com maior incidência de casos de violência envolvendo o uso de álcool e drogas na cidade. Além disso, o objetivo foi proporcionar à comunidade um tipo de ação relacionada ao atendimento de ocorrências de combate ao uso de drogas, porém, diferente e oposta à da repressão, a qual eles estão acostumados a presenciar no dia a dia. Hoje, a mesma ação será realizada à tarde na Praça Saldanha Marinho, no Centro.

A Brigada Militar, que tem cadeira no Comen, também foi convidada a participar. A Patrulha Escolar do 2º Esquadrão, do 1º Regimento de Polícia Montada da BM, foi ao local. É essa viatura que, atualmente, faz o transporte dos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da BM até as 26 instituições de ensino da cidade que têm aulas do projeto, já que o carro do Proerd está estragado. Desse total, duas escolas ficam no Bairro Nova Santa Marta, a Adelmo Simas Genro e a Santa Marta. As aulas são ministradas para alunos do 5º ano.

Onde procurar ajuda
Comen
– Rua Euclides da Cunha, 1.875
– (55) 3226-1538

Sede do programa Crack, é Preciso Vencer
– Rua Venâncio Aires, 1934
– (55) 3921 7212

Fonte Diário de Santa Maria

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rodrigo Aires
Load More In Notícias
Comments are closed.

Veja também

Filme: Thor: Amor e Trovão

“Thor: Amor e Trovão”, da Marvel Studios, encontra o Deus do Trovão numa jornada diferente…