Inicial Notícias Em 2 anos e meio, 43% da Travessia Urbana está pronta

Em 2 anos e meio, 43% da Travessia Urbana está pronta

5 min read
0
0
206

Das 19 pontes e viadutos previstos, só quatro estão perto da conclusão: os viadutos do Castelinho e de acesso ao novo shopping, que devem ficar prontos no início do segundo semestre, e as pontes dos arroios Taquara (já concluída) e Ferreira. Outros viadutos estão em andamento, como o de acesso à Cohab Tancredo Neves, o da Duque de Caxias e o do início da Faixa Nova – nesses dois últimos, está sendo feito neste final de semana o içamento e instalação das vigas sobre os pilares.

Nos 5,1 quilômetros do lote 1, entre o Castelinho e a lombada da Sucata do Alemão, 100% das obras de terraplenagem estão concluídas, assim como 69% dos serviços de pavimentação, que estão a cargo do consórcio Continental/Sogel/Ecoplan. Ao todo, 44% dos serviços foram feitos, tendo sido já investidos R$ 63 milhões até o fim de abril.

Além do viaduto da Duque de Caxias, que está em obras e 43% pronto, o maior desafio nesse lote será a construção da obra mais complexa de toda a travessia: o viaduto em três níveis no trevo da Uglione, pois haverá uma pista abaixo do nível do solo (trincheira) no sentido da estação rodoviária para a Faixa de São Sepé e uma pista elevada no sentido rodoviária para a Tancredo Neves. Ainda não há previsão oficial, mas é provável que essa obra só comece em 2018 e dure cerca de um ano e meio.

Também nesse lote, será construído um viaduto ao lado da atual ponte de ferro do Bairro Cerrito, justamente para só precisar tirar a estrutura metálica quando a nova passagem de concreto esteja concluída. O Dnit decidiu que fará assim porque, se fosse retirada a ponte para construir o viaduto no mesmo local, o bairro ficaria meses sem acesso. A obra desse viaduto ainda não tem data para iniciar.

Do Castelinho à Uglione, os postes de iluminação estão instalados. A prefeitura está tratando com a RGE Sul para ligar a luz nos próximos meses.

Nos 9,4 quilômetros do lote 2, que vai da lombada da Sucata do Alemão (perto da Uglione) até a ponte do Arroio Taquara (perto da Ulbra), a terraplenagem ainda está em 77% do previsto e só 27% do trecho foi asfaltado porque há várias casas e terrenos que ainda precisam ser desapropriados. Como é um trecho mais longo, o volume de serviços executados é quase igual ao do lote 1.

O Consórcio Travessia, formado por Sultepa, Pavsolo e Etel, já fez 43% da obra e gastou R$ 70 milhões. A prioridade é concluir a passagem inferior (espécie de viaduto) do Patronato, que servirá de acesso ao novo shopping. Ele deve ser liberado em julho.

Já a ponte do Arroio Taquara está pronta, no início da duplicação. De lá até a curva antes do Distrito Industrial, boa parte das novas pistas já foram asfaltadas e, futuramente, serão liberadas ao trânsito para poder recuperar a pista antiga da BR-287.

Fonte: Diário de Santa Maria – 17/06/2017
http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral-policia/noticia/2017/06/em-2-anos-e-meio-43-da-travessia-urbana-esta-pronta-9818756.html

Carregar mais notícias relacionadas
Load More By Rádio Caraí
Load More In Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

5ª Mateada – Fotos

5ª Mateada – Fotos …